Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

Semana Fluminense

Fruto da atuação conjunta de várias instituições científicas e culturais, a Semana Fluminense do Patrimônio tem como objetivo promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre o patrimônio de cada município, em suas diversas formas de expressão.
O evento acontece por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto por ser o dia do aniversário de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador e presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional durante três décadas.
A cada ano, um tema principal é escolhido para orientar os debates a respeito da preservação dos acervos e patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, a fim de  incluir a pauta na agenda do governo, da imprensa e da sociedade civil, como um todo. Instituições de ensino, culturais, governamentais e científicas, bem como grupos e pessoas físicas que integram manifestações culturais de todo o estado, podem inscrever atividades e eventos na programação da Semana. A ideia é que cada município desenvolva ações voltadas à divulgação dos acervos e à valorização da identidade e memória local.
A iniciativa começou em 2006, quando a Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade da Fiocruz que se dedica a preservar e valorizar o patrimônio cultural da saúde, promoveu uma Semana de Patrimônio para despertar na comunidade de funcionários o interesse pela valorização dos acervos científicos sob sua guarda. A partir de 2011, a Semana Fluminense do Patrimônio extrapolou a instituição de origem e passou a ocorrer em todo o Estado. Desde então, os temas discutidos pelos participantes ampliaram seu alcance e, em 2012, houve o aumento do número de municípios participantes, com a realização de diversos eventos.


Instituições Organizadoras:


III SFP/2013 – Patrimônio Cultural: Valores em Risco

Abertura da III Semana Fluminense do Patrimônio
Realizada em 16 de agosto no Auditório de Cinema do Centro Cultural da Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro/RJ. Mestre de Cerimônias: Zezé Motta. Programação: 
http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/programacao/cerimonia-de-abertura-da-iii-semana-fluminense-do-patrimonio 

III Encontro do Patrimônio Fluminense
Realizado no período de 23 a 25 de agosto no Auditório do Palácio Itaboraí - R. Visconde do Itaboraí, 188, Valparaíso, Petrópolis. Programação:
http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/ii-encontro-do-patrimonio-fluminense

Concurso Cultural
Por meio da poesia e da fotografia, o concurso cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense tem o objetivo de colaborar para ampliar o conhecimento da população do Estado do Rio de Janeiro sobre o seu patrimônio cultural consagrado e também busca conhecer o patrimônio eleito por essa população para, assim, contribuir para a sua preservação.
Confira abaixo os premiados pelo concurso Olhares sobre o Patrimônio Fluminense:

Mostra de Cinema Memória Em Movimento
A Mostra exibe documentários de curta, média e longa metragem que têm como tema central o patrimônio cultural brasileiro, principalmente o patrimônio material e imaterial fluminense. Os filmes buscam divulgar as diversas manifestações da cultura brasileira: música, dança, festas populares, rituais indígenas e afro-brasileiros, arte popular, etc. Programação: http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/mostra-de-cinema

Oficinas
Foram oferecidas Oficinas abordando o tema Patrimônio Cultural. Programação: 
http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/oficinas


II SFP/2012 – Patrimônio e Sustentabilidade

Abertura da II Semana Fluminense do Patrimônio

Realizada em 17 de agosto no auditório da Casa-Ateliê Carlos Scliar - Rua Marechal Floriano, 253 e 265 - São Bento - Cabo Frio/RJ.

II Encontro do Patrimônio Fluminense

Realizado no período de 21 a 23 de agosto no Auditório do Mestrado em História da Universidade Severino Sombra – Palácio Massambará, rua Barão do Amparo, 34 - Centro - Vassouras/RJ.


I SFP/2011

Abertura da I Semana Fluminense do Patrimônio
Realizada em 15 de agosto no Museu Nacional - Auditório da Biblioteca Central – Quinta da Boa Vista s/nº - Rio de Janeiro/RJ.

I Encontro do Patrimônio Fluminense

Realizado no período de 15 a 17 de agosto no Museu Nacional - Auditório da Biblioteca Central – Quinta da Boa Vista s/nº - Rio de Janeiro/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.